Óleo de cozinha: reutilização e descarte



Hoje vamos falar de algo muito usado na cozinha e que deve haver um descarte adequado para a preservação do meio ambiente: meio ambiente.

O óleo de cozinha usado é muito poluente para o meio ambiente. Há muitas dúvidas sobre o óleo, como:

Quantas vezes posso reutilizá-lo?
O tipo de alimento que é colocado no óleo faz toda diferença no tempo que ele pode ser utilizado. Exemplo: alimentos empanados soltam mais partículas no óleo por conta da farinha, fazendo com que o óleo fique sujo e escuro tornando-o impróprio para o consumo tendo de ser substituído.
Aqui vai algumas observações:

  • Se o óleo, depois de quente, liberar um cheiro forte e uma fumaça escura, ele não deve mais ser utilizado;
  • Se o alimento, depois de frito, estiver com uma cor escura ou murcho quer dizer que o óleo já está e não deve ser usado novamente.
Como descartar esse óleo velho?
Bom este óleo não pode ser algo jogado na pia, na privada, ou até em quintais, pois ele é um poluente do meio ambiente já que temos que preservar nosso bem mais precioso, no cado o meio ambiente.

Para descartar o óleo coloque-o em garrafas pets utilizando um funil quando estiver cheio leve até um ponto de coleta. Procure um ponto de coleta de sua cidade e faça corretamente.
A partir desse óleo reciclado, muitos outros produtos podem ser feitos. Tintas à base de óleo resinas, glicerinas, sabões em barra ou pastosos e detergentes são alguns. O biodisel, alternativa de combustível que agride menos o meio ambiente também pode ser feito a partir do óleo de cozinha usado.

Fonte: oleosustentavel.org.br, ecycle.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas